Monday, November 02, 2015

Sala de visita, quarto de hóspedes


Já é regra de etiqueta para toda pessoa descolada: quando chegar uma visita em sua casa, é de bom tom oferecer a senha do wifi, além do tradicional copo d´água. E que a água seja gelada, pois aquela que você tira direto do filtro - e diz "É natural, melhor para a saúde" – só é natural nos hospitais e nas torneiras dos banheiros de shoppings.
Quanto às outras regras de recepção, basta ter chá e simpatia, até porque quem deve andar na linha são os visitantes. As normas para eles podem ser resumidas a uma só: não bote fogo na casa. Literalmente.
Lembro de um amigo que tomava uns porres e depois apagava no tapete da minha sala... Com um cigarro aceso. No dia seguinte, encontrávamos o corpo tombado, já rolado para os ladrilhos e o cigarro ao lado, completamente queimado. As cinzas jazendo sobre a fria lajota, graças a Deus!
Recepcionar bem é uma arte, inclusive receber as visitas dos hóspedes. Um ex-colega, que agora trabalha em outro estado, passou uns dias no meu apartamento e apareceram vários conhecidos para cumprimentá-lo. Chegou o momento em que o ambiente ficou insuportavelmente cheio, e eu acabei saindo à francesa, para procurar abrigo na casa de uma vizinha.
Já escorria pela escadaria do prédio, escondido, quando uma mão me agarrou: era o meu hóspede, querendo saber aonde ia. Não deu outra, acabamos escapando os dois juntos, deixando o apartamento – e aquela barulheira - ao Deus dará. 
Claro que existe gente mais tolerante, como um amigo que hospedou um sujeito que mal conhecia, encontrado num evento profissional. Depois de alguns dias, o homem se volta para ele e diz:
- Sua mulher é fiel mesmo, hein? Tirei a prova disso hoje.
O cara-de-pau demorou mais uns dias por ali, na paz que favorece aos bobos. Meu amigo até hoje dá risada.

No comments: