Monday, December 01, 2014

Dia de Muertos no México: impressões de viagem






















Veja mais fotos no álbum do flickr



- Nosso povo é estranho, não? Essa mania de brincar com a morte... – perguntou o taxista que me levou ao Aeroporto da Cidade do México (Distrito Federal). Depois de duas semanas no país, onde fui conferir a festa de Dia de Muertos, eu voltava para o Brasil. 

- Pelo contrário, vocês é que são saudáveis. Vocês não têm receio de expor os seus sentimentos nem a sua fé, é tudo muito claro, tudo muito público. E também não vivem tremendo de medo de cemitério. Enquanto isso, o resto do mundo finge que é insensível e está cada vez mais infeliz.

O homem ficou entusiasmado e sorriu, enquanto eu lembrava a visita que fiz, na tarde de 1º de novembro, ao cemitério de Pátzcuaro, no estado de Michoacan, a Noroeste do Distrito Federal. 

Como acontece no Brasil nesta data, a proximidade do Dia de Finados atrai desempregados e subempregados que recebem gorjetas para limpar as sepulturas, lavar lápides, pintar grades ou ajudar na ornamentação. Lá, porém, a afluência desses prestadores de serviço, é bem maior, com um contingente também maior de crianças e adolescentes que se desdobram em trabalhos penosos para obter alguns poucos pesos. E as famílias, mesmo pobres, investem uma quantia significativa em adornos, principalmente em coroas de flores de plástico, para honrar seus finados.

Surpreendente também a forma como meninos e meninas são inseridos nas festas desse período. Quem caminha às noites pelas ruas muito facilmente é abordado pelos pequenos que chegam com um vaso de plástico no formato de caveira de abóbora, solicitando “Da mi calaveritas” (“Dá minhas caveirinhas”), ou seja, moedas, que são transformadas em guloseimas. Em todos os eventos nos cemitério, a meninada também está presente, inclusive aqueles na faixa de três a sete anos de idade, correndo e inventando brincadeiras com o material que encontra. 

A festa dos mortos começa em alguns lugares em 28 de outubro, data dedicada a todos que morreram por acidente. No dia 30, são homenageadas as almas dos meninos que faleceram sem ser batizadas e a noite de 31 de outubro para 1 de novembro é reservada para a homenagem às almas dos ninõs muertos. De qualquer forma, no fim deste mês, as famílias preparam em suas residências as ofrendas, imitações de tumbas, cobertas de flores (principalmente a cempoaxochtil - que se pronuncia sempazotchil), uma abundância de frutas, velas e recipientes com água (para saciar a sede que o morto tem depois de sua larga viagem vindo do além)  e o tradicional pan de muerto (pão de morto, que faz alusão ao corpo de cristo e pode ter diversos formatos, como imitação do corpo de uma pessoa ou círculos com cruz traçada ao meio). 

É comum ainda se incluir a fotografia dos falecidos a quem se deseja homenagear. Também podem ser depositadas nas ofrendas tortilhas feitas de milho, muito apreciadas pelos mexicanos, e doces de chocolate ou açúcar no formato de caveiras, conhecidos como calacas. Nada impede que haja oferta de cigarros e bebidas, para os mortos que tinham essa predileção. Pode ser disposto ainda um caminho de pétalas, traçado até a porta, para guiar o espírito do falecido em sua visita à sua antiga moradia.


Nos cemitérios (no México, são chamados de Panteons) são levantados arranjos semelhantes, embora a quantidade de flores e de velas (geralmente velas embutidas em copos de vidro ou grandes círios) predomine sobre a de alimentos. A comida é depositada em cestos ou em tecidos estendidos sobre as sepulturas, tanto nas carneiras de pedra quanto nas de vala comum.  Neste espaço público, as famílias comparecerão com esteiras e bancos para ficarem horas em estado meditativo ou conversando sobre o cotidiano, como se o falecido estivesse escutando aquelas novidades. Podem inclusive passar uma ou duas noites ali, com colchões e mantas que permitam suportar o intenso frio da estação (em 2014, na casa dos 12 graus centígrados), bem como montando fogueiras para se aquecerem. 

É um momento de verdadeira reunião familiar, e os alimentos (conhecidos como “mortitos”) estão à disposição tanto do muerto, quanto dos circunstantes. No caso de sobrarem, serão repartidos nos dias seguintes com os vizinhos e parentes. Já as velas que não queimarem totalmente no cemitério serão levadas paras serem consumidas nos altares e ofrendas domésticos. Interessante notar que nestes eventos também estão presentes mães recentes com suas crianças recém-nascidas, muito diferentemente do que ocorre no Brasil, onde estas duas categorias de pessoas são alijadas dos campos santos. No México, cães também são admitidos nestas datas, com integrantes da família.

Vi num cemitério em Tzintzuntzan, povoado de Pátzcuaro que é conhecido por seu sítio arqueológico pré-colombiano, uma imagem que pareceria no mínimo insólita para os brasileiros. No dia 2 de novembro, depois de realizada a missa campal, que ocorreu por volta do meio-dia, muitas famílias ainda permaneceram no local, inclusive algumas que cuidavam de sepulturas de seus parentes junto a um túmulo recém-aberto. Os operários ainda terminavam a alvenaria erguida dentro do chão escavado e, ao lado, as pessoas comiam e uma jovem mãe fornecia mamadeira para um bebê num carrinho. Em instantes, um pesado caixão chegou carregado por alguns homens e, atrás dele, uma família de cor muito alva, enlutada, que tentava conter o choro. 

Na hora da despedida, uma mulher aparentando 60 anos de idade e outra mais nova colaram seu rosto à tampa de vidro do esquife. Um homem bastante idoso e dois rapazes, todos com aparência esgotada, tentavam ampará-las. Ainda integrando o grupo, três músicos uniformizados e um cantor em trajes comuns executavam músicas românticas do cancioneiro mexicano, como Amor Eterno. Não houve celebração de exéquias, e tão logo o caixão baixou à sepultura, a senhora que antes se despedia do ente querido convidou a todos para irem à sua casa comerem uns “taquitos” (espécie de biscoitos feitos de milho).

Naquele mesmo dia, os músicos, tanto do grupo mencionado quanto de outros, e mesmo um violonista solitário, estiveram em outras sepulturas cantando a serviço de quem lhes oferecesse gorjetas. 


FESTA PÚBLICA - Também aparecem ofrendas, à guisa de enaltecer a festa, em espaços públicos como programas de TV, prédios oficiais, mercados populares e supermercados, halls dos hotéis, e mesmo nas escolas infantis. E os nativos passam tranquilamente diante delas, e posam sorridentes para serem fotografados ali, ao lado.

Na Isla Janitzio, destacada em guias internacionais como lugar ímpar de celebração do Dia de Muertos, é enorme a afluência de turistas na noite do dia 1º para o dia 2, ocasionando a intensa comercialização de vários produtos de artesanato, bem como comidas, ao longo de todas as ruas do povoado (em formato de morro, a ilha é toda tomada de casas). 

Além dessa movimentação, que tem seu ponto maior em uma festa de músicas e danças folclóricas no cume do morro, o pequeno cemitério local, incrustado em uma ribanceira, fica pequeno para o número de estrangeiros e outros visitantes que disparam ininterruptamente suas máquinas fotográficas, inclusive na capela cemiterial, onde também está posta uma ofrenda.  Percebe-se uma certa incompatibilidade de alguns nativos com esta presença, no que não deixam de serem gentis, mas tanto em Pátzcuaro, a cidade que dá acesso a Janitzio, quanto na própria ilha, verifica-se a divulgação e o interesse de autoridades, comerciantes e moradores pela participação de gente de fora, devido ao retorno econômico. 

Por outro lado, na meia-noite e em outros momentos de maior comparecimento, é comum o “engarrafamento” de visitantes nos descontínuos corredores entre os túmulos. O problema se torna ainda maior porque grande parte do espaço está tomado pelas ofrendas e por famílias instaladas, inclusive com pessoas já dormindo. Outros fatores que complicam o fluxo humano são a escuridão, o espocar de flashes fotográficos e a parafernália de equipamentos de fotografia e cinevídeo, que muitas vezes necessitam ser afixados em tripés para obter o melhor rendimento, mas que, por isso, travam ainda mais as passagens.  Em Tzintzuntzan o espaço é maior (são, na verdade, dois cemitérios separados por uma autopista) e a presença de estranhos menor, inclusive porque o evento é menos divulgado e menos "industrializado". 

Alguns tradicionalistas já reclamam que, tanto em Pátzcuaro quanto na Cidade do México, já existe alguma contaminação da cultura com traços do halloween, a festa céltica difundida pelos americanos e que faz os jovens procurarem boates nessas mesmas datas, vestidos de personagens de TV e cinema.  De fato, é muito comum ver a disseminação das fantasias entre os adolescentes, bem como a mobilização destes para festas mais urbanas, mesmo no interior.

Em Valladolid, no coração da península de Yucatán (próximo a Cancun e Mérida), onde o costume da Festa de Muertos é restrito a pequenas “ofrendas” domésticas, o padre Gilberto Perez Ceh contou que a igreja incentiva a montagem dos altares residenciais, estabelecendo um concurso entre as famílias, aproveitando também a oportunidade como um momento de catequese. Ainda conforme o sacerdote, é comum haver uma segunda oferta de alimentos oito dias após a festa de finados.

Também em Valladolid, ouvi de um guia maia que descendentes desta tribo preparam uma ceia familiar e reservam um prato para ser enterrado, destinado a quem já se foi. Segundo ele, nestes casos, o alimento pesa por poucas horas na barriga dos comensais.


COSTUMES FUNERÁRIOS – Não se usam pedras pretas no revestimento dos túmulos, o que, segundo um coveiro em Tzintzuntzan, tem a ver com a ideia de que as sepulturas de cor escura não trariam bom agouro aos mortos. Ainda em Tzintzuntzan, no funeral observado, foi colocado um terço de rosário aberto no fundo da cova, uma vela inserida na parede interna da sepultura e, conforme o mesmo coveiro, ali seria depositada também água benta, antes que se baixasse o caixão. Conforme ele, isso é feito em todos os funerais, também como parte do costume local.

Segundo o livro “Novenário de Difuntos” (Ediciones Apóstoles de La Palabra”, México DF, 2014, pp 64-74); era costume antigo, para se preparar um moribundo para a morte, colocar um lençol no chão,desenhar um cruz de cinzas sobre ele e depois deitar o convalescente ali, depois da extrema-unção,  até a sua morte, com os parentes realizando orações em seu benefício. 

Desse costume se derivou outro, o da cruz de cinza ou cal, que é colocada sobre um lugar onde esteve estendido um cadáver antes de ser conduzido ao cemitério. Promove-se uma novena e, ao final, se realiza a cerimônia de levantamento da cruz. Este ritual consiste em cinco partes, em cada qual se apaga uma parte da cruz desenhada (Nesta ordem: 1, cabeça, 2 e 3, braços, 4, coração, e 5, pés). Cada uma destas quatro etapas é precedida de orações (que o “Novenário de Difuntos” publicou), nas quais se solicita, entre outras coisas, que Deus apague todos os pecados que o falecido cometeu.


Cronologia:
Em Pátzcuaro de 31/10/2014 a 4/11/2014
Em Janiztzio: das 17h30 do dia 1º às 00h30 do dia 2/11/2014
Em Tzintzuntzan das 12h00 às 17h15 do dia 2/11/2014