Tuesday, May 21, 2013

Urbex


Penso que o que nos fascina nas ruínas e lugares abandonados é justamente o fato de que eles estão na interface entre a vida e a morte, significando uma brecha no tempo. Explico:

As ruínas não existem para dizer que é possível resisitir ao passar dos anos, mas, ao contrário, para nos mostrar que nada permanece indefinidamente. Elas nos riem as suas bocas banguelas enquanto continuam o seu processo de perecimento lento. São testemunhas do fluxo de horas.

Também estão vivas, porque por elas passam ventos, chuvas e oscilações climáticas, e nelas nascem micróbios, vegetais, pássaros e pequenos roedores, entre outros animais. Esse movimento demonstra que toda a existência brota de coisas aparentemente inanimadas, desde o começo dos tempos.

Mas nada nas ruínas é mais instigante do que a lacuna que percebemos ao circular dentro delas. Sentimos o significado que possuíram na vida das pessoas já falecidas, seja pela grossura das paredes que estas ergueram, seja pelo capricho nos detalhes, no arremate da construção. Notamos que já foram habitadas e, quando encontramos objetos de uso pessoal dos antigos moradores – pias, cômodas, cabides, cadeiras, camas, cadernos e outros - é como se fizéssemos contato com gente de outras épocas. Quanto mais próximos os objetos se encontram na ordem inalterada que esses antigos habitantes do tempo deixaram, mais podemos dizer: "olha, estou aqui, viajei décadas para topar com você no exato ponto em que partiu".

Ainda sobre o alto teor de significância dos objetos pessoais, quanto mais próximos do indivíduo (roupas íntimas, aparelhos de saúde, beleza etc), mais dizem respeito às épocas, culturas, personalidades dos seus donos, ou sejam, mais são humanos.

Ao tempo em que admitimos a morte e não nos horrorizamos diante dela, mas pelo contrário, aprendemos a lidar com todos os seus elementos – falecimento, vida, lacuna – enriquecemos nossa visão sobre o mundo. Os termos "sombrio e enigmático" usado por um site explorador de lugares abandonados (http://www.lugaresesquecidos.com.br), a respeito de uma casa no sul da Espanha, podem ser usados para todas as experiências do tipo, que desafiam a coragem (porque são aventuras próximas do "sombrio"=morte) mas ratificam o valor da vida (como tudo o que é "instigante").